As baixas temperaturas e a menor incidência solar são benéficas para a recuperação da cirurgia plástica e esses são apenas alguns dos motivos que fazem com o que o inverno seja uma época ideal para realizar procedimentos estéticos.
Segundo dados da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) durante a estação do inverno, os procedimentos aumentam em até 50%, pois o clima frio é mais favorável para os cuidados no pós-operatório. Além disso, esta época do ano corresponde ao período de férias, aumentando a procura pelos procedimentos.
Benefícios da cirurgia plástica no inverno
Menor exposição ao sol
O sol mais ameno ajuda na recuperação e evita cicatrizes marcadas, diminuindo as chances de manchas na pele.
Roupas mais confortáveis
O uso de roupas mais largas, por exemplo, permite usar cintas de compressão com mais conforto e de forma mais discreta.
Menos inchaço e hematomas
O inchaço decorrente da cirurgia também tende a ser menos desconfortável durante o inverno, já que durante o frio a dilatação dos vasos e a retenção de líquido é menor.
Resultados no verão
A recuperação antes do verão pode ser considerada o principal benefício de fazer cirurgias plásticas no inverno. Em geral, o período de recuperação dura em torno de três meses quando não há complicações. Isso ajuda o corpo a estar preparado para a estação do calor e permite ao paciente se acostumar com o novo visual antes da estação.
Procedimentos mais realizados no inverno
A abdominoplastia clássica é indicada quando ocorre grande sobra de pele e afastamento (diástase) dos músculos retos abdominais causados pela obesidade ou pela gravidez. Na abdominoplastia clássica, iniciamos removendo o excesso de pele e gordura na parte inferior do abdômen, posteriormente, os músculos abdominais são reforçados através de sutura em sua linha média. Isto contribui para redefinir a cintura e tornar o abdômen mais firme. O umbigo deve ser reposicionado na nova “pele” que ocupará a região de sua localização anatômica. As estrias que estão abaixo do umbigo são retiradas junto com o excesso de pele e gordura.
O princípio básico da lipoaspiração é a introdução de cânulas de diferentes calibres pela da pele, através das quais a gordura vai sendo lentamente aspirada nos locais onde se encontra em excesso. As cânulas são introduzidas em locais cuidadosamente planejados para que se tenham cicatrizes mínimas. Já na lipoescultura, a gordura retirada é reposicionada em locais estratégicos, como glúteos, fossa trocantérica, coxas e outros. Assim a gordura em excesso removida é utilizada para “esculpir” o corpo, de modo a preencher, aumentar e modelar as estruturas flácidas, depressões ou áreas com pouco tecido adiposo.
A mamoplastia de aumento, ou colocação de prótese de silicone nos seios, é indicada para aumentar o tamanho ou alterar a forma dos seios. Também pode ser indicada quando a mulher apresenta mamas com tamanhos diferentes ou precisou retirar a mama ou parte da mama devido ao câncer.
Quer ver mais conteúdos como este? Acompanhe meu blog e me siga no Instagram.
Referência