O câncer de mama afeta mais de 60.000 mulheres todos os anos no Brasil.
O Outubro Rosa tem o objetivo de alertar a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce da doença. Aproximadamente 80% dos tumores são descobertos pela própria mulher, ao apalpar suas mamas. Por isso, o autoexame é tão importante!
Como fazer o autoexame das mamas?
Em frente ao espelho:
Em pé (pode ser durante o banho)
Deitada
Reconstrução mamária
A reconstrução da mama é conseguida através de várias técnicas de cirurgia plástica que tentam restaurar a mama considerando-se a forma, a aparência e o tamanho após a mastectomia.
Tipos de cirurgia plástica para reconstrução mamária
Prótese de silicone
Técnica indicada, geralmente, nos casos em que a mastectomia foi feita sem comprometer tanta quantidade de pele e para pacientes que não possuem tecido suficiente para reconstruir a mama.
Uso de expansores
Consiste em inserir uma espécie de prótese vazia sob a pele para promover, gradualmente, a expansão do tecido. Após este primeiro processo, uma segunda intervenção é realizada para remover o expansor e colocar o implante definitivo.
Transferência de retalhos de pele
Técnica que faz a retirada de tecido de uma área do corpo da própria paciente para reconstruir a mama. Os principais tipos de reconstrução com transferência de retalhos de pele são: retalho miocutâneo do músculo reto abdominal, retalho perfurante da artéria epigástrica e retalho do músculo grande dorsal.
Pós-operatório da reconstrução mamária
Após a cirurgia utilizando retalhos e/ou inserção de um implante, gazes e fitas serão aplicados nas incisões. Uma bandagem elástica ou sutiã irá minimizar o inchaço e sustentar a mama reconstruída. Um dreno pode ser temporariamente colocado sob a pele para drenar qualquer excesso de sangue ou de fluido.
Você receberá instruções específicas, incluindo: Como cuidar de sua mama após a cirurgia, os medicamentos que deve tomar por via oral para ajudar a reduzir o risco de infecção, preocupações específicas a procurar no local da cirurgia ou em sua saúde geral, e como será o acompanhamento com o cirurgião plástico.
Resultado da reconstrução mamária
Os resultados finais da reconstrução pós mastectomia podem ajudar a minimizar o impacto físico e emocional da mastectomia. Com o tempo, certa sensibilidade na mama pode voltar, e as cicatrizes tendem a melhorar. O procedimento tem impacto direto na autoestima da mulher.
Quer ver mais conteúdos como este? Continue acompanhando meu blog e me siga no Instagram.
Referênciahttp://www2.cirurgiaplastica.org.br/cirurgias-e-procedimentos/mama/reconstrucao-mamaria/