A Rinoplastia harmoniza as proporções do nariz, valorizando o conjunto facial e elevando a autoestima. Também pode corrigir problemas funcionais, melhorando o fluxo respiratório, fazendo com que o paciente respire melhor.
Existem algumas possibilidades: aumentar ou diminuir, dar projeção à ponta, afinar as asas nasais e até diminuir a giba óssea, que também é chamada de “osso” ou “calo” do nariz. É importante salientar que não existe a possibilidade de escolher um nariz visto em uma foto, por exemplo. A estrutura do nariz é extremamente complexa e varia intensamente de acordo com a raça, sexo, idade, constituição óssea da face, tipo de pele.
Desta forma, é mais fácil de se entender a complexidade desta cirurgia e as limitações técnicas que às vezes são impostas.
A rinoplastia pode ser realizada de forma “aberta” /exorino ou “fechada”/endorino, conforme a preferência do cirurgião e as características do nariz a ser operado.
Também pode ser dividida por rinoplastia redutora ou estruturada. Na primeira, as estruturas nasais são reduzidas em tamanho , já na rinoplastia estruturada é realizada a confecção de enxertos de cartilagem para uma maior projeção.
É importante que durante o período de recuperação a pessoa não se exponha ao sol, para evitar manchar a pele, durma com a cabeça sempre para cima, não use óculos de sol e evite fazer esforços por, aproximadamente, 15 dias após a cirurgia ou até liberação médica.
Os resultados definitivos ocorrem após um ano do procedimento.