O princípio básico da lipoaspiração é a introdução de cânulas de diferentes calibres pela da pele, através das quais a gordura vai sendo lentamente aspirada nos locais onde se encontra em excesso. As cânulas são introduzidas em locais cuidadosamente planejados para que se tenham cicatrizes mínimas.
Não é uma cirurgia para a perda de peso, mas apenas para melhorar o contorno corporal. É indicada, por exemplo, para quem deseja retirar gordura de um local que não responde a um plano de treinos e alimentação adequado.
Já na lipoescultura, a gordura retirada é reposicionada em locais estratégicos, como glúteos, fossa trocantérica, coxas e outros. Assim a gordura em excesso removida é utilizada para “esculpir” o corpo, de modo a preencher, aumentar e modelar as estruturas flácidas, depressões ou áreas com pouco tecido adiposo.
Áreas com celulite costumam apresentar uma melhora parcial uma vez que a celulite não compreende apenas o acúmulo de gordura localizada, mas também traves de fibrose que tracionam a pele para planos mais profundos.
Resultados definitivos somente devem ser considerados após 6 a 12 meses da cirurgia.